Especial Volta às Aulas: Conhecendo seus alunos

Muitos professores mudaram de escola ou terão uma sala diferente e alunos novos. Então pensamos, procuramos e adaptamos algumas atividades para que possamos usar e conhecer nossos alunos e ter um começo de ano bem produtivo e afetivo. Vamos conferir?

1.All about me Bag

Esta atividade foi tirada do site A love for teaching: Adventures on Second Grade: 

http://alove4teaching.blogspot.com.br/search/label/beginning%20of%20the%20year

As instruções sugeridas pelo site são:

Directions:

– Fill this bag with 4 things that you can use to tell the class

about yourself. (only 4 things, no more, no less)

– All your objects have to fit in this bag.

– Decorate the bag if you wish!

– Bring back the bag tomorrow and be ready to share with

the class!

I can’t wait to learn all about you!

Para alunos pequenos, aconselhamos que solicitem para a escola autorização para enviar um bilhete para casa requisitando este material. Caso não seja possível, a escola não autorize, peça para que desenhem, criem com massinha ou figuras de revista. Lembre-se de dar input para ajudá-los. Exemplo: This is a ____________________. I like it because ________________.

2. Popsicle Stick Game

Pinte palitos de sorvete com as cores que desejar. Mas cada cor tem que ser um tema. Esta atividade é coringa e você pode estipular o tema que quiser. Azul pode ser família, verde pode ser brincadeira e jogo, amarelo pode ser comida, rosa pode ser animal. Explique para os alunos que eles devem fechar os olhos para pegar o palito. Se pegarem um palito azul, devem dizer frases sobre sua família. Para alunos não alfabetizados, coloque o palito e a foto do que quer que falem para eles identificarem o tema. Faça perguntas como: What´s your mother´s name? Do you have a brother?, por exemplo.

3. What I like about me

Faça ou use um espelho  para que os alunos se olhem ou se desenhem. Eles devem se observar e dizer o que mais gostam neles mesmos. É bom para revisar características, partes do rosto. Além disso, um bom exercício de autoestima para alguns alunos, não é mesmo? Tome cuidado com isso. Dê aquela forcinha para alunos que não conseguem descobrir nada de especial em si mesmo.

4. Faça um All about me Poster

Eles são sempre uma boa pedida porque você documenta informações para os alunos e pode usá-las posteriormente para preparar alguma aula, fazer perguntas para o aluno e ele se sentir especial, afinal você lembra informações sobre ele.

Este aqui é bem curto. Dá para fazer rapidinho.

Lembre-se de fazer com que os alunos FALEM as frases que ali estão. Faça um sobre você também e mostre para eles.

Fonte: http://room-mom101.blogspot.ca/2011/08/all-about-me.html?m=1

Fonte: http://room-mom101.blogspot.ca/2011/08/all-about-me.html?m=1

5. We all fit together

Como não amar uma produção dessas? Você pode ajudá-los a se conhecer melhor, estimular o senso de comunidade, fazer perguntas sobre amizade enquanto constrõe esse quebra-cabeça.

http://mrsgoffskinders.blogspot.com.br/2013/09/thanks-to-my-blogging-buddies-for-these.html

http://mrsgoffskinders.blogspot.com.br/2013/09/thanks-to-my-blogging-buddies-for-these.html

6. Hot potato

Coloque as perguntas ou desenhos para crianças pequenas sobre o que gostaria de saber sobre eles dentro de um saco ou de uma caixa. Faças as perguntas de acordo com a faixa etária. Abuse de mímicas, figuras e da ajuda das crianças para perguntas que eles não sabem ainda. Faça perguntas curtas também para alunos pequenos (What´s your favorite color?) Quando a música parar, a criança tira a pergunta que deverá responder de dentro do saco.  Aproveite para anotar as informações e usar em alguma outra atividade.

7. Who´s who

Você pode coletar informações para esta brincadeira em outras atividades propostas aqui ou perguntar para professores que já lecionaram para seus alunos ou para os pais, caso tenha a oportunidade, três informações sobre cada aluno. Faça  um mural como o mural debaixo e os alunos precisam adivinhar que quem são as três informações que você colocou ali. Traga os nomes para eles colarem em cima. Para alunos não alfabetizados, utilize figuras.

Fonte: louiselemans.com

Fonte: louiselemans.com

8. Board Game

Faça um jogo de tabuleiro com perguntas sobre eles. Para alunos pequenos, utilize figuras para eles associarem as perguntas. Este jogo é bom para turmas pequenas

9. Interview

Os alunos podem ser repórter por um dia e fazer perguntas para a professora ou os amigos. Leve um microfone. Alunos pequenos fazem uma pergunta por vez e perguntas curtas. Não deixe a atividade tão longa, eles dispersam. Alunos maiores podem fazer mais de uma pergunta.

Veja também:

Especial Volta às Aulas: Indicação Bibliográfica do mês de Janeiro :

http://madeforteachers.com.br/2015/01/especial-volta-aulas-indicacao-bibliografica-do-mes-janeiro/

Para Ter Ideias: Welcome Back – Sete dicas para voltar às aulas :

http://madeforteachers.com.br/2014/01/welcome-back-sete-dicas-voltar-aulas/

 

2 thoughts on “Especial Volta às Aulas: Conhecendo seus alunos

  1. Pingback: Especial Volta às Aulas: Atividades de Escrita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>